MEMES E A LINGUAGEM EM USO | Autores: Carmen Pimentel (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Fátima Marinho Fabrício Monteiro (PUC RJ - Pontifícia Universidade Católica) |
Resumo: No ensino de língua materna, é de suma importância que os estudantes tenham consciência da dinâmica de nossas relações sociais, além de terem conhecimento dos registros linguísticos utilizados em diferentes meios de comunicação. Trabalharemos com materiais autênticos, analisando possíveis interpretações de sentidos e de discurso que se podem depreender das escolhas lexicais encontradas em memes. O recorte do corpus abrange memes do período da Copa do Mundo de Futebol, realizada em 2018. Os memes foram analisados em sua constituição verbal e não verbal, com um levantamento do uso da língua em suas nuances conotativas e com relevância para questões gramaticais que se apresentam seguindo ou não a norma. A partir das análises sobre memes de Xavier (2004); Martins e Fialho (2009); Silva (2015; Horta (2017) e sobre a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessem, 2004, aliada às contribuições da Linguística Textual de Neves, 2004, pretende-se explorar o fenômeno dos memes como gêneros digitais multimodais e aplicá-los em sala de aula com a intenção de reforçar a integração do universo virtual não científico aos ambientes escolares, tornando assim, o ensino da Língua Portuguesa mais atraente para os estudantes, além de proporcionar ao leitor, o conhecimento sobre a possibilidade da educação sociointeracionista contemporânea.
|
|