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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DISCIPLINARIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ACERVO DOCUMENTAL DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores:
Rosaura Albuquerque (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo:

Todo o sistema de educação é uma maneira política de manter ou modificar a relação do sujeito com o saber sobre a língua, percorrendo um conjunto de disciplinas que cobrem vários campos desse saber, uma manualização do saber que acontece na escola através das disciplinas no processo educacional, instrumentalizada no livro didático como fonte de referência para o acesso ao conteúdo disciplinar escolar. Puech (1998, p. 15) afirma que a "manualização de saberes linguísticos é um dos aspectos de um processo mais amplo, o processo de disciplinarização dos saberes linguísticos”.  É um processo no qual esses saberes estão presentes na construção de conhecimentos, fazendo funcionar o sistema de ensino. Nesse contexto, fica evidente a relação que se estabelece entre disciplinarização e manualização do saber presentes no livro didático através de normas que devem ser seguidas para constituição do conhecimento (PUECH, 1998). A disciplina vem associada a um método de ensino que acompanha o processo ensino-aprendizagem e está na base da construção de novos saberes, presentes no livro didático como lugar do saber sobre a língua. Assim, desenvolvo junto à Universidade Federal de Santa Maria no Centro Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins uma política de implementação de acervos documentais de Livros Didáticos de Língua Portuguesa para fomentar uma política de criação de Fundo-Acervo Documental no interior da instituição. Nesse contexto, o livro didático é ainda o principal referencial de trabalho em sala de aula funcionando como uma espécie de discurso de verdade e sua legitimação se dá na escola. Este Acervo Documental dos Livros Didáticos está em fase de organização e implementação e também criamos um grupo de estudos de documentos oficiais sobre essa materialidade linguística.