PARÁFRASES E REFORMULAÇÕES: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO PEDAGÓGICA | Autores: Célia Lavado Mendes Jorge Pereira Barbeiro (AECM - Agrupamento de Escola Dr. Correia Mateus) |
Resumo: A presente investigação centra-se no estudo das estratégias discursivas na interação das aulas de Português, especificamente nas paráfrases e reformulações que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de caracterizar estas estratégias do discurso pedagógico. A análise das sequências discursivas baseia-se no contexto cultural, social e situacional específico da sala de aula, no qual as “identidades discursivas” (Almeida, 2012) realizam tarefas como “perguntar e responder e outras ações relevantes para a sequencialidade discursiva” (Almeida, 2015:29), designadamente a paráfrase e a reformulação. Na interação verbal, ocorrem, frequentemente, problemas e mal-entendidos que fazem parte da conduta humana designada “the organization of repair” (Hayashi et al. 2013: 1). Contudo, na interação pedagógica, a paráfrase e a reformulação não se limitam à reparação, mas consubstanciam estratégias antecipatórias para tornar o discurso dos alunos mais compatível com o discurso escolar e representar eventos adequados ao enquadramento pedagógico (Creese, 2006:439). A reformulação visa substituir expressões ou reformatar o discurso e “resulta de um mecanismo duplo que é ao mesmo tempo de avaliação e de interpretação do ‘já dito’” (Menéndez, 2002:283). A análise incidiu sobre a interação ocorrida durante 36 aulas de Português. Os dados relativos à investigação foram obtidos por meio do registo e transcrição dessas aulas, conduzidas por três docentes, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, numa escola portuguesa. Os eixos de análise são constituídos pela observação da ativação da paráfrase e da reformulação, no discurso pedagógico. Os resultados da análise revelam que paráfrases e reformulações são estratégias utilizadas frequentemente pelo professor, para que os alunos alterem ou ajustem o seu discurso para expressarem com correção o que pretendem transmitir e serem bem compreendidos pelos seus interlocutores. Estas estratégias interativas promovem a coconstrução dos sentidos dos textos e o aprofundamento das aprendizagens escolares.
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