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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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REFLEXÕES SOBRE A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Israel Raimundo Lima Santos (UEMA - Universidade Estadual do Maranhão)

Resumo:

O livro didático de Língua Portuguesa se constitui em um dos principais recursos de ensino quando no processo de implementação da prática docente em sala de aula. Por apresentar diferentes formas de expressão linguística, cumpre a função precípua de contribuir para ampliação do conhecimento sistematizado sobre os usos e funções da língua, bem como sobre os gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista a diversidade de textos apresentados em cada unidade de ensino. O contato com diferentes gêneros textuais auxilia o processo de construção de conhecimentos, necessários ao desenvolvimento do processo comunicativo, seja na modalidade escrita, seja na modalidade oral. Como a escrita é, por primazia, a habilidade mais explorada nas práticas sistematizadas de ensino, buscou-se investigar como a oralidade é trabalhada no livro didático, sendo esta uma prática recorrente ao processo de interação social, cuja sistematização se dá em conformidade com as necessidades comunicativas dos envolvidos. Nessa medida, verificou-se, analiticamente, a tipologia das questões que referem-se ao exercício da oralidade no livro didático de Língua Portuguesa Português Linguagens dos autores William Cereja e Thereza Cochar. Para a fundamentação teórica utilizou-se as contribuições de DIAS (2011), MARCUSCHI (2001), MILANEZ (1993); entre outros que reconhecem a importância do trabalho com a oralidade para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Ao decorrer da pesquisa percebeu-se que as atividades propostas referentes ao trabalho com a oralidade, são inferiores, em quantidade, ao número de atividades que dizem respeito ao exercício da prática escrita; em sua maioria, priorizam o processo de análise linguística que reitera o ensino da gramática. Compreende-se, no entanto, que a habilidade comunicativa deve contemplar aspectos da oralidade quanto da escrita, pois ambas são de suma importância, e nessa medida, desenvolver comportamentos reflexivos quanto ao uso da oralidade e sua importância enquanto instrumento para o processo comunicativo.