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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA POR MEIO DO ENSINO DE PERSUASÃO

Autores:
Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

Campos disciplinares vinculados ao ensino de língua materna vêm crescentemente demandando contribuições mais efetivas de estudos propositores de mais aulas de Língua Portuguesa norteadas para um olhar mais detalhado sobre gêneros textuais. Nesse sentido, o domínio das competências leitora e escritora de textos de múltiplos gêneros atende à premente exigência de letramento crítico no Brasil, uma vez que este domínio propicia ao aluno transitar, com maior consciência, em diferentes esferas comunicativas, podendo agir por meio do uso da linguagem de maneira eficaz. O corolário na temática do ensino por meio de gêneros é reflexo de uma preocupação geral de modernização do ensino de Língua Portuguesa, o que tem impulsionado a criação de políticas públicas atinentes a esse fato. Dentre as quais, o Programa de Mestrado Profissional em Letras, em Rede Nacional (PROFLETRAS). Situando-se nesse contexto, esta apresentação pretende apresentar modelos de pesquisas com ênfase na construção de uma escrita discente permeada por estratégias argumentativas e pelo emprego eficiente de recursos persuasivos. A metodologia é pautada pelos pressupostos da Linguística Crítica, Análise do Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, pois as mesmas fornecem um arcabouço teórico que propicia o entendimento de como ocorre persuasão nos mais diferentes gêneros. No que diz respeito à intervenção pedagógica, os estudos ora apresentados buscam alicerce no modelo da sequência didática, a qual orienta a elaboração de propostas de intervenção pedagógica com observância a cânones sequenciais de ensino, bem como questões com fulcro no letramento crítico. Os resultados demonstram como tais modelos de ensino podem subsidiar um aporte pedagógico que aponte as probabilidades linguísticas que caracterizam determinado gênero enquanto desenvolvendo o posicionamento crítico dos educandos.