ORALIDADE E LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: O ensino de língua portuguesa na educação básica é alvo de diferentes debates na comunidade científica de Linguística Aplicada e Educação. Interessam-nos, neste estudo, as práticas orais exercidas na sala de aula de língua portuguesa ancoradas nos estudos sobre letramento (ROJO, 2009, 2010; STREET, 1984, 2013, 2014), em que nas práticas efetivadas os objetos de ensino se articulam com as vivências e os saberes não valorizados (ZOZZOLI, 2016) dos alunos. Objetivamos, em linhas gerais, refletir sobre 2 (duas) experiências didáticas com foco na oralidade em práticas de letramento desenvolvidas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental em uma escola do interior de Alagoas, uma relacionando a oralidade com a produção escrita e outra com o ensino de gramática. Tais atividades partiram da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLOCHINOV, 2017) e tiveram como base metodológica alguns dos pressupostos das pesquisas etnográfica – observação crítica - e colaborativa, em que um pesquisador e uma professora regente desenvolvem práticas de ensino anteriormente planejadas visando uma aprendizagem estabelecida pela participação ativa dos sujeitos dentro da sala de aula. Como resultados, podemos destacar que as práticas de letramento foram significativas para que os alunos pudessem (re)conhecer as finalidades sociais dos objetos de ensino com os quais eles têm contato, assim como a produção escrita e a gramática normativa, uma vez que a nossa proposta não foi a de somente estimular práticas de produção oral no ensino e aprendizagem, mas sim, a de articular a oralidade com os outros eixos do ensino de língua portuguesa e mostrar que é possível efetivar atividades dialogais na sala de aula contemporânea.
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |