LEVANDO A ORALIDADE POR MEIO DE GÊNEROS EM SALA DE AULA | Autores: Maria Francisca Oliveira Santos (UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) |
Resumo: Considerando a oralidade como uma das práticas mais comuns da espécie humana, efetivada nas relações sociais por meio dos mais diversos tipos de gênero, este trabalho toma essa categoria como objeto de estudo por procurar levar ao espaço de sala de aula atividades relacionadas à prática de ações que contemplem perguntas e respostas (pares adjacentes), tomada de posição no discurso (turno conversacional), maneiras diferentes de intervir na conversação, com adequação ou não (assalto ou não assalto ao turno), a não contradição entre as diferentes partes textuais (coerência do texto), as mais diferentes manifestações de comunicação cultural (gêneros orais e escritos), entre outras alternativas de estudo em que o exercício da oralidade poderá ser ministrado com competência. O trabalho fundamenta-se nos estudos conversacionais, bem como nas linhas textuais, considerando como texto uma sequência de palavras, seja oral ou escrita, que forma um todo, possuindo sentido para um determinado grupo de pessoas em uma dada situação, conforme Koch; Travaglia (1996); por gênero, entende-se toda manifestação comunicativa com um propósito claro e definido. Segue uma abordagem qualitativa, trabalhando com as informações provindas do dia a dia do acontecer na sala de aula. Escolheu-se um gênero para ser apresentado de acordo com a proposta deste estudo. Baseia-se em autores como Fávero; Andrade; Aquino (1999); Marcuschi (2003, 2008); Koch; Travaglia (1996), Koch (2017); Schneuwly; Dolz (2004), Santos; Rocha (2018), além de outros. As análises apontam para a aquisição de um melhor desempenho dos alunos nas atividades comunicativas (orais e escritas), bem com nas suas produções textuais.
Agência de fomento: UFAL; UNEAL; FAPEAL; CAPES |