A didática do português como língua de herança é um tema pesquisado em diferentes contextos de ensino, especialmente Estados Unidos (Destro, 2015), Finlândia (Pippo, 2016) e Espanha (Azevedo-Gomes 2017). O que está consensuado até o presente momento é que nestes contextos é imprescindível considerar a heterogeneidade dos grupos e respeitar ao máximo o contexto sociolinguístico que vivem estas crianças.
O cenário de aprendizagem (Schramm, 2008, Mummelthey, 2012) é uma proposta metodológica derivada da concepção de aprendizagem por projetos que defende o processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno a partir de um tema gerador que nasce de uma pergunta-chave. A partir da temática escolhida, o professor pode explorar os diferentes âmbitos da competência comunicativa do aluno, que serão explorados e expandidos por ele em consonância com seu nível cognitivo e seu momento de aprendizagem.
Esta proposta fundamenta-se em um plano espiral, que utiliza diversos recursos pedagógicos e modos de organização da aula para responder a uma pergunta-chave que será o gatilho para todo o processo de trabalho. Nesta metodologia, a retroalimentação entre os alunos é constante e atende à necessidade de respeitar a heterogeneidade dentro da sala de aula. Por esta razão, se defente os cenários de aprendizagem como uma metodologia alternativa para o ensino do português como língua de herança.
Nesta comunicação, se apresentará uma proposta completa de cenários de aprendizagem aplicada a duas turmas de português como língua de herança, com alunos de seis a nove anos em duas escolas de POLH: Uma em Viena e outra em Barcelona. Nesta proposta, apresenta-se o tema, os recursos, os procedimentos metodológicos, as formas de avaliação e uma reflexão sobre sua aplicação em diferentes contextos de ensino de POLH.