Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ASPECTOS RETÓRICO-TEXTUAIS DO GÊNERO RESENHA DE VÍDEO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFPE/CAMPUS GARANHUNS

Autores:
Valfrido da Silva Nunes (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco)

Resumo:

Por um lado, é consenso que o ensino de língua materna deve pautar-se pelo texto – entendido como a unidade básica da comunicação humana – imbricado à noção de gênero, que lançou luzes para que o texto fosse visto em sua dimensão social, dentro de esferas discursivas típicas, servindo a propósitos comunicativos múltiplos. Por outro lado, é prática comum a produção de resenhas em âmbito acadêmico, especialmente de livros, capítulos, artigos e outros materiais impressos; todavia, a resenha de produtos audiovisuais parece ainda não ter merecido a devida atenção investigativa, especialmente no contexto do ensino de língua portuguesa na etapa final da educação básica. Nesse sentido, o presente trabalho visa a pôr em discussão os aspectos retórico-organizacionais e linguístico-textuais de um gênero, cuja literatura informativa é um tanto escassa, na esfera escolar/acadêmica: a resenha de vídeo. Do ponto de vista teórico, filia-se aos estudos sociorretóricos sobre descrição e análise de gêneros em contextos acadêmicos, na abordagem de Swales (1990; 2004), seguida por Motta-Roth e Hendges (2010), Araújo (2009), Bezerra (2009), dentre outros. Quanto ao aporte metodológico, este estudo configura-se como descritivo-interpretativo, fundamentado na análise documental de um corpus formado por 38 textos produzidos por estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos em Informática e Eletroeletrônica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, em 2018. Os resultados das análises evidenciam que o gênero em tela, a despeito da sua heterogeneidade retórico-organizacional, apresenta um considerável padrão comum, resultante da compreensão que os estudantes têm do funcionamento discursivo desse gênero na esfera escolar/acadêmica.