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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EDUCAÇÃO CONECTADA E MULTILETRAMENTOS: perspectivas para Educação Básica

Autores:
Sirlaine Pereira Nascimento dos Santos (SMED - Secretaria Municipal de Educação de Salvador) ; Jucileide Santos de Jesus Moraes (SMED - Secretaria Municipal de Educação de Salvador)

Resumo:

Este artigo possui como tema a relação do Programa de Inovação Educação Conectada e os Multiletramentos e tem como objetivo discutir sobre as perspectivas para Educação Básica a partir da política nacional de inovação Educação Conectada abordando o processo de inserção da política pública de tecnologia digital na Rede Municipal de Ensino de Salvador e as perspectivas/possibilidade de práticas pedagógicas multiletradas dos professores a partir do curso de formação que será oferecido pelos articuladores do Programa. Faz-se necessário, portanto, momentos formativos que subsidiem a compreensão e efetivação de uma ação pedagógica que contemple a produção multimodal pelos alunos, com a possibilidade de se instaurar processos de autonomia, autoria, responsabilidade ética, e de aperfeiçoamento dos saberes didático-pedagógicos pelos professores, de modo que o trabalho a ser desenvolvido por eles estejam em estreita relação com as linguagens multissemióticas da contemporaneidade. Assim, tomaremos como categorias teóricas: a formação de professores, considerando as perspectivas de Nóvoa (2017), Santos (2018), Macedo (2015) que abordam a formação docente com prática de vida e experiências do sujeito; o currículo, na abordagem de Macedo (2013) através dos atos de currículo; e os multiletramentos, através da pedagogia dos multiletramentos trazidas por Rojo (2012) e Silva (2017).  Os procedimentos metodológicos abordados serão: a análise teórica das temáticas e dos materiais disponíveis pelo governo federal em relação as políticas públicas de inserção de tecnologias digitais na Educação Básica; e a pesquisa colaborativa. Por se tratar de uma pesquisa em andamento pretendemos conhecer o que será realizado a partir das formações e suas influências nas práticas docentes.