Poster
| ALTERIDADE E CONCEPÇÃO CÔMICA DE MUNDO A PARTIR DA PERSONAGEM “BLOGUEIRINHA” | Autores: Edmilson dos Santos Flor Junior (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Maria da Penha Casado Alves (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: A partir do arcabouço teórico da Carnavalização, desenvolvido por Bakhtin (1987), e da Alteridade (BAKHTIN, 2011), o presente trabalho tem por objetivo compreender como a personagem cômica Blogueirinha refrata, por meio dos recursos da paródia e da ironia, o discurso das influenciadoras digitais convencionais, as quais protagonizam uma ascensão social na internet. No mundo pós-moderno, mais especificamente no ambiente digital, as pessoas reconhecidas como digital influencers vêm ganhando cada vez mais espaço. Autoridades em assuntos como moda e beleza, esses sujeitos movimentam diversas comunidades na rede, de modo a atingir milhões de usuários interessados em seus conteúdos. Nesse sentido, tais celebridades são tomadas como parâmetros de comportamento, o que implica dizer que seus seguidores, pessoas que as acompanham na internet, imersos em uma indústria da beleza, assumem a necessidade de agir como elas. Posto isso, partimos de uma pesquisa qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, como meio necessário para analisar a personagem supracitada. Neste estudo, o corpus foi constituído por vídeos retirados do Youtube, uma vez que essa plataforma se configura enquanto um dos principais meios de divulgação de conteúdo na rede. Com isso, percebemos que a Blogueirinha, ao rebaixar o discurso oficial das influenciadoras, promove uma concepção risível de mundo, promovendo um discurso dialógico em embate à indústria ditadora da beleza, o que a faz ganhar destaque na web.
|
|