Poster
|
REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE ACADÊMICOS DO BTI NO GÊNERO DE DISCURSO PERFIL ACADÊMICO: A PREDICAÇÃO E SEUS MODIFICADORES
| Autores: Edmilson dos Santos Flor Junior (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Lucélio Dantas de Aquino (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Ancorada nos postulados da Análise Textual dos Discursos (ATD), teoria desenvolvida por Jean-Michel Adam, a presente pesquisa objetiva analisar as representações discursivas (Rds) que os alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), constroem de si ao produzirem o gênero de discurso perfil acadêmico. Nesse contexto, assumimos que o perfil configura-se enquanto um dos principais gêneros que permitem com que os alunos se apresentem à comunidade discursiva a qual pertencem e, dessa forma, estebeleçam interação com os demais membros dela. Tendo isso em vista, atentamo-nos ao nível semântico do texto, tendo em vista que este nos permite compreender as Rds evocadas nas ações de linguagem. Sendo assim, buscamos interpretar e identificar como esses alunos constroem tais mecanismos de si discursivamente por meio do gênero em questão. Nesta análise, de caráter qualitativo com o apoio quantitativo dos dados, demos ênfase à categoria denominada de predicação, apoiada pelos recursos da modificação. Com isso, percebemos que os alunos concentram maior ocorrência de Rds no eixo semântico-pessoal, deixando o eixo semântico-acadêmico e semântico-profissional em segundo e terceiro plano, respectivamente. Tal predileção pode estar associada à pouca vivência dos alunos no meio acadêmico e profissional, além da necessidade deles se apresentarem à comunidade acadêmica a qual fazem parte, o que, consequentemente, demanda maior número de predicações no eixo semântico-pessoal e, assim, de mais Rds nele.
|
|