Vídeo Resenha: autoria, oralidade e escrita | Autores: Katia Melo (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
Resumo: Apresento neste trabalho, um relato de experiência a partir de um projeto para ensino de poesia aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Ciclo II da EE João Amos Comenius na cidade de São Paulo. O projeto idealizado em 2016 foi colocado em prática no 1º Bimestre de 2018, período em que foram realizadas atividades de leitura, escrita e produção áudio visual. A autoria estudantil é o foco do projeto, incentivar não somente a leitura, mas também a interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, a reflexão crítica e produção de conteúdo. Neste caso, a avaliação escolar considerou o processo de produção, da aprendizagem, visando o contexto real de utilização do conteúdo lido, a partir da reflexão, análise, criação artística e produção do gênero vídeo resenha para o Youtube. A proposta levou em conta a problemática de que as produções escritas se limitavam à sala de aula e os alunos tinham pouca oportunidade de demonstrar seus verdadeiros talentos, essencialmente voltados à tecnologia, ferramentas que os jovens dominam desde o berço. Dessa forma, a proposta era refletir sobre o uso da língua, análise literária, produção escrita e das diferentes formas de expressão e linguagem em seu uso corrente, fazendo sentido ao aluno em sua vida diária. A experiência real de produzir um vídeo, de se tornar um youtuber, produtor de conteúdo, comentar uma obra literária e a possibilidade de criar outros vídeos sobre diversos temas no futuro, como jogos, filmes, revistas, programas de televisão, enfim, de atuar na sociedade, refletir e se expressar torna o jovem um usuário ativo da web e da sociedade e não mais um agente passivo desse processo. A ideia era justamente abrir a porta de um caminho a ser trilhado pelo estudante.
Agência de fomento: PROFLETRAS |
|