Poster
| Autoria: poetas comenianos | Autores: Katia Melo (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
Resumo: Apresento neste trabalho a análise das escolhas lexicais e visão de mundo dos estudantes a partir de um projeto que tem sido realizado para ensino de poesia junto aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Ciclo II da EE João Amos Comenius no bairro de Vila Santa Catarina, na cidade de São Paulo. A pesquisa justifica-se tendo em vista a constatação de que somente a leitura e análise de textos descontextualizados não são suficientes para a formação de jovens escritores. A proposta considerou que as produções escritas se limitavam à sala de aula destinadas ao professor, dessa forma, escrever para a comunidade, para um público amplo e a possibilidade de divulgação da criação poética, concede sentido ao aprendizado do aluno, fazendo-o se posicionar e refletir sobre sua escrita, visão de mundo e discurso. Sendo necessário considerar o ato de escrita, reescrita, a produção de textos literários, enfim a autoria como forma de ensino-aprendizagem em sala de aula, tornando o aluno um sujeito-autor ativo do processo criativo. Como postura metodológica, durante todo o trabalho, considerou-se a diversidade, valores, cultura e pressupostos dos estudantes. Como referencial teórico, foram adotados autores como Elisa Guimarães (2010), Irandé Antunes (2009), Luiz Antônio Marcuschi (2008) e Josette Jolibert (1994).
Agência de fomento: PROFLETRAS |
|