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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Silêncio e Arquivo no Discurso Literário

Autores:
Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo (UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas)

Resumo:

Este estudo investiga um determinado olhar para a literatura enquanto efeito de
arquivo, sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso. Como exemplo
representativo deste tipo de literatura, o trabalho se desenvolve a partir de um olhar
interpretativo sobre a obra Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksiévitch, que narra
de forma literária (com traços jornalísticos) a história do acidente nuclear a partir dos
relatos das vítimas. Nesta pesquisa, a obra se configura como principal corpus de
análise e, ao usar a Análise do Discurso como lente para (re)ler o livro, temas como o
silêncio, a memória e o discurso se evidenciam e nos levam a perguntar: como os
silêncios marcam uma literatura de testemunhos? Qual história o silêncio cala? Ao
silêncio cabe uma voz? Ou ele só pode se pronunciar no não dito? Tais indagações
conduzem as análises da leitura literária para a principal pergunta: pode uma
literatura, vista sobre um determinado gesto de leitura, produzir um efeito de arquivo?
O livro, que aqui ilustra um certo tipo de funcionamento da literatura, revela-nos vozes
das vítimas que foram silenciadas no percurso da história. A partir de uma narrativa
singular, a autora evidencia acontecimentos que estão guardados no silêncio
daqueles que tiveram suas vozes negadas e daqueles que, diante do horror, não
conseguiam contar o inenarrável. Para melhor compreender os movimentos de
sentidos propostos, a literatura será pensada em relação à narratividade, ao objeto
ideológico e ao arquivo. Dessa forma, perpassando pelos conceitos teóricos de
historicidade, propostos pela Análise do Discurso, será possível unir as pontas da
discussão para então compreender como a literatura, que tem efeito de arquivo, tem
a sua inscrição na história.