Em meio a tantos avanços tecnológicos que estão ocorrendo, há uma ideia que está mais difícil incluir a literatura tradicional ao dia a dia e que cada vez mais perdemos espaço para a internet e de certa forma essa ideia é coerente. Para que isso não ocorra devemos partir do preceito de aliar o surgimento das novas mídias e aliar o difícil ato de ensinar e expandir o ensino da literatura infanto-juvenil aos nossos jovens. O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma oficina de leitura para jovens com faixa etária de 11 e 12 anos, explorando os contos de fadas e suas características estruturais e sociocomunicativas. Foram trabalhadas tanto as obras originais de contos de fadas como as obras adaptadas ao cinema, a fim de expandir o ensino da literatura infanto-juvenil. As bases teóricas principais foram: Bettelheim (1980), Coelho (1991) e Lajolo (1982). Verificou-se que trabalhar textos da literatura infanto-juvenil que são traduzidos para os meios cinematográficos são de suma importância para se disseminar a literatura infanto-juvenil e aliar o ensino da mesma a novas artes mantém viva a literatura e que os jovens ampliam seu campo de conhecimento e os educadores desenvolvem alternativas de ensino-aprendizagem mais eficazes.