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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO, VIRTUAL REDES SOCIAIS E ESCOLA

Autores:
Rosangela Peccinini Lazaretti (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

O termo novas tecnologias, entendido como a convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo, que pode ser o notebook, o celular, o tablet, a lousa digital, o robô entre outros. Dentre as inovações, a internet tem destaque, pois, revolucionou a vida humana em inúmeros aspectos e, na educação, não podia ser diferente: a quantidade de informações disponíveis, a agilidade no acesso, o uso dos serviços e os inúmeros recursos de interação e comunicação.  O trabalho objetiva fazer um paralelo entre o apanhado teórico a respeito das redes sociais virtuais e uma pesquisa de abordagem investigativa junto aos professores de uma escola da rede pública do Estado de Mato Grosso no intuito de compreender como se efetiva a integração de novas tecnologias ao currículo educacional associadas ao estudo e impacto da cultura digital na educação. Os educadores estão diante do desafio de incorporar tecnologias digitais em seu cotidiano pedagógico, seja na tentativa de usar novos dispositivos em atividades educativas, seja na integração de mídias digitais e redes sociais no processo de ensino e de aprendizagem. A internet e as tecnologias digitais se tornaram importante recurso para promover a passagem da informação e facilitar o processo de construção de conhecimento. O trabalho foi realizado em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica e análise crítico-reflexiva dos principais debates e conceitos que constituem nossa forma de ver e apreender a temática em discussão e o levantamento de dados através da ferramenta gratuita de questionários online para capturar as opiniões, SurveyMonkey. Assim obtivemos arcabouço de comprovação do intento proposto a fim de contextualizar sua conjuntura na sociedade contemporânea. Conclui-se que, por meio das redes sociais virtuais, o usuário torna-se autônomo para designar habilidades ligadas ao uso da informação e criar soluções, interagindo com a tecnologia e procurando novas fontes de informação.

 


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