Um estudo sobre os conceitos de literatura e infância na Série Braga durante a primeira metade do século XX da literatura infantil brasileira. | Autores: Cristiano Camilo Lopes (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie) |
Resumo: Nesta comunicação propõe-se refletir sobre a importância da Série Braga para os primeiros anos da literatura infantil brasileira. A Série foi destaque entre os chamados Livros de Leitura e era composta de quatro livros, sendo um para cada série do primário e o conteúdo versava sobre a geografia nacional, os vultos da história, educação moral e cívica, e lições de escotismo. Esses temas objetivavam uma educação para a formação do bom comportamento nos alunos e, assim, a consequente formação de cidadãos para a vida em sociedade. A análise permitirá a captação da ótica do autor da Série. Por isso, elencam-se aqui algumas problematizações a respeito das propostas do autor: a) de que maneira a Série contribuiu para a formação da literatura infantil brasileira, durante a primeira metade do século XX?; b) Qual é o conceito de infância que subjaz aos livros que compõem a Série?; c) Como a temática religiosa integrou o texto literário, e que papel exerceu na formulação do conceito de infância desses livros?; d) Qual o espaço do literário (seja na sua vertente lúdica ou em seu trabalho com a linguagem verbo-visual e a intertextualidade) na Série? Para responder a essas perguntas, esta comunicação busca discutir os temas literatura e infância nos livros da Série, articulando a análise literária dos textos selecionados, bem como no estudo dos prefácios dos quatro livros da série e, para isso, propõe-se como objetivos específicos: descrever a importância da Série e os livros de leitura no período da literatura escolar na primeira metade do século XX; discorrer a respeito dos temas literatura e infância no estudo dos prefácios dos livros da série em questão; fazer a análise literária de textos que expressam a temática da infância a fim de se realizar o estudo desse tema no texto literário.
|
|