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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O gênero do discurso notícia em revistas online: relações dialógicas e projeções ideológico-valorativas

Autores:
Amanda Maria de Oliveira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as imagens de mulher discursivizadas no gênero do discurso notícia publicado em revistas online direcionadas ao público leitor feminino. Quanto ao subsídio teórico-metodológico, consociamo-nos aos escritos do Círculo de Bakhtin, às  Teorias do Jornalismo, bem como às considerações sobre os movimentos feministas, em especial aquelas  do contexto latino-americano. O universo de análise é composto por 5 (cinco) revistas femininas em suas versões online e direcionadas potencialmente ao público leitor feminino adulto, isto é, Ana Maria, Claudia, Glamour, Marie Claire e TPM. Os dados são constituídos  por 15 (quinze) exemplares do gênero do discurso notícia. A pesquisa tem subsídio nas diretrizes propostas por Bakhtin e Volochínov (2009[1929]) no que diz respeito ao método sociológico de estudos da linguagem, assim como em Rodrigues (2001) e Acosta Pereira (2008; 2012) quanto ao estudo da dimensão verbal e verbo-visual do discurso. Os resultados mostraram que as revistas são orientadas para as diferentes imagens de mulher vinculadas a questões envolvendo matrimônio, família, culinária e beleza.  A partir dessas imagens discursivas construídas socialmente e avaliadas pelas instituições jornalísticas, as notícias são construídas de modo que reforcem a cristalização e atuação da mulher na vida privada. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que há a tentativa, por parte das instâncias autorais, de projetar imparcialidade e de consolidar um público leitor fidelizado, os dizeres reenunciados e as avaliações dadas pelas revistas convergem para o reforço desses papeis histórico e socialmente atribuídos à mulher. Por fim, ratificamos a relevância desta pesquisa, uma vez que corrobora a consolidação de estudos envolvendo texto, enunciado e discurso, assim como questões de gênero social.


Agência de fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq