Poster
| UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DO RAP PERIFÉRICO COMO MECANISMO MULTIDISCIPLINAR DE ENSINO | Autores: Ana Carolina Rodrigues Ferrer (IFTO - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins) |
Resumo: Propõe -se, neste estudo, fazer uma discussão a respeito das letras de Rap, a fim de utilizar esse estilo musical como uma ferramenta de ensino multidisciplinar para o professor de Língua Portuguesa. Dessa forma, essa produção científica pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das comunidades escolares periféricas de Palmas,TO, para que os mesmos tenham acesso as multiplicidades da língua portuguesa por meio desse instrumento lúdico, em favor da ampliação de seus repertórios linguísticos. Para tanto, efetuou-se a aplicação de um questionário eletrônico a respeito do conhecimento prévio dos estudantes das comunidades periféricas de Palmas – TO, sobre do gênero musical: Rap. Para fundamentar a análise de dados, utilizou-se as reflexões de Alkmim (2011) referentes as variações linguísticas, Bagno (1999) acerca do preconceito linguístico, e as contribuições e denúncias sociais encontradas nas letras do rapper Rashid (2018). Os resultados revelaram que o uso do Rap como ferramenta de ensino nessa comunidade escolar permitiu a aproximação e o interesse entre os alunos e o conteúdo. Visto que, a aprendizagem deu-se por meio do lúdico. Sendo assim, foi possível afirmar que as produções periféricas devem ser valorizadas e utilizadas como métodos alternativos e/ou complementares às atividades de ensino-aprendizagem como novos itinerários que visem o melhoramento das práticas educacionais.
Agência de fomento: IFTO |
|