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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Prática de escrita em sala de aula: do diálogo entre a proposta e o aluno ao diálogo entre o autor e o leitor

Autores:
Daniela Favero Netto (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Magali Lopes Endruweit (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Com base em uma perspectiva dialógica de estudos da linguagem, este trabalho analisa uma prática de sala de aula de Língua Portuguesa, com enfoque no ensino de texto argumentativo, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Porto Alegre. Sobre essa prática, a análise se ocupa em responder às seguintes questões: a) a proposta apresentada aos alunos oferece um espaço dialógico, ou seja, com vistas a atitudes responsivas?;  b) Se o diálogo acontece, quem faz parte da esfera em que o texto se constitui enunciado?; c) O que, na construção desse diálogo, contribui para a identificação, por parte dos alunos envolvidos, de uma esfera comum?; e c) Os textos elaborados pelos estudantes evidenciam qualidades discursivas com vistas à argumentação? Para a análise dos textos, especificamente, são utilizadas as reflexões de  Netto (2017) e Endruweit e Nunes (2013) sobre ensino da escrita. Em uma análise preliminar, observamos que o sentido atribuído à proposta – no diálogo estabelecido entre professor e aluno e, especialmente, no diálogo estabelecido entre o aluno e a proposta –, é o que contribui para o bom resultado das práticas de texto em sala de aula, culminando na produção de textos escritos que efetivamente estabeleçam um diálogo entre autor e leitor.