Poster
| INVESTIGAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: reconhecendo eventos de formação no Colégio de Aplicação da UFRGS. | Autores: Daniela Favero Netto (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Adauto Locatelli Taufer (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) |
Resumo: Esta pesquisa, que está em andamento, busca, a partir da análise de práticas possíveis no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp-UFRGS), contribuir com reflexões que possam servir para a construção e a orientação do trabalho de professores de língua portuguesa e de literatura no que atine ao ensino e à aprendizagem de leitura, interpretação, produção textual e audiovisual em sala de aula. Nesta primeira fase da pesquisa (que faz parte de um projeto amplo), o objetivo será investigar, por meio de Entrevistas Estruturadas, o reconhecimento e a validação de situações de planejamento dos professores de línguas do CAp-UFRGS identificadas como Eventos de Formação institucionalizados e Eventos de Formação não institucionalizados. As estratégias escolhidas para organizar este estudo alinham-se à pesquisa qualitativa. Especificamente nesta fase, será realizada uma sondagem acerca do entendimento dos professores que trabalham com ensino de línguas (estrangeiras e materna) sobre o conceito de Eventos de Formação, e sua visão acerca desses eventos no CAp-UFRGS. A opção por entrevistar também professores de Línguas Estrangeiras (LEs) se deve à nossa compreensão de que o ensino de LEs perpassa o Ensino de Língua Materna de maneira transdisciplinar, relação que também será estudada na análise das entrevistas. Neste momento, ainda não há resultados, visto que a pesquisa teve início no segundo semestre de 2018.
|
|