Partindo do pressuposto de que a cultura, nas suas várias manifestações e vertentes, constitui um fator fundamental no ato de aquisição de uma língua, pretendemos refletir sobre as múltiplas dimensões de diálogos e de aprendizagens que o cinema documental e a banda desenhada proporcionam no ensino/aprendizagem de uma LNM.
A evolução que se verificou nos estudos linguísticos (mormente depois do fim da Segunda Guerra Mundial) fez com que novas abordagens no ensino-aprendizagem de uma LNM tomassem forma. É neste contexto que que surge o ensino integrado de competência comunicativa, o qual pretende sintetizar princípios gramaticais, o modo como uma língua é usada em contextos sociais e a forma como as elocuções e as funções comunicativas podem ser combinadas. Centrando-se nas necessidades do aprendente, as diferentes abordagens comunicativas que se desenvolverão, ainda que valorizem a componente interdisciplinar, vão atribuir um papel de importância reduzida quer à literatura, quer a matérias ligadas à história ou à civilização. É neste contexto que vários autores vão propor a inclusão de matérias literárias e/ou outras no ensino-aprendizagem de uma LNM. Na esteira das diferentes reflexões desde então levadas a cabo, cremos que o recurso às diferentes manifestações estético-culturais emanantes de uma determinada sociedade se afigura primordial para aceder à língua de comunicação daquela, uma vez que a aprendizagem desta favoriza e apela a um olhar em que o Eu-aprendente se cruza, comunica e dialoga com o Outro linguística e culturalmente distinto de si. Neste processo de descodificação cultural, os diferentes domínios culturais e de saber devem integrar o processo de acesso e de aquisição de um conhecimento linguístico. Assim sendo, o cinema documental e a banda desenhada vão permitir quer a formulação de diferentes sentidos e de diferentes interpretações, quer diversificadas dinâmicas de encontro do Eu-aprendente com o Outro cujo encontro linguístico-cultural se encontra em efetivação.