A relação estreita entre a necessidade e o uso da língua: resultados de uma pesquisa do PROFLETRAS sobre o aperfeiçoamento da escrita por meio da troca de correspondências. | Autores: Verônica do Nascimento Ferreira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) |
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida com alunos do 8º ano do ensino fundamental, pautada na elaboração e na recepção de correspondências pessoais e oficiais. Os gêneros epistolares como o bilhete, a carta pessoal e a correspondência oficial, foram selecionados por entendermos que, por meio deles, as condições de aprendizagem são potencializadas, já que os alunos vivem uma situação de interação mais próxima do uso real da língua e, com isso, podem passar a observar mais a própria escrita. Esse processo dá ao docente meios de trabalhar com questões próprias dos gêneros e com aquelas da modalidade escrita de forma geral. A pesquisa tem como objetivo executar uma intervenção sobre problemas identificados em determinada turma, a partir de produções que façam sentido para os estudantes, que desta forma passam a entender a necessidade de demonstrar o domínio da norma padrão e aperfeiçoam diferentes aspectos estruturais e linguísticos presentes nas cartas. A fundamentação teórica é pautada nas noções sobre gêneros discursivos, gêneros textuais, além de obras que lidam com projetos escolares. A pesquisa é de cunho intervencionista e classifica-se, portanto, como pesquisa-ação com vistas à aquisição gradativa de aspectos da escrita por meio das cartas. Os resultados obtidos representam ganhos relevantes na escrita dos alunos, que estão diretamente relacionados à motivação gerada pela troca de correspondências.
Agência de fomento: CAPES |
|