A arte de escrever: proposta de ensino de narração para os anos finais do ensino fundamental
Este trabalho trata de uma proposta de sequência didática que propõe como produto final a escrita de uma apresentação pessoal para alunos dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é fazer uma reflexão teórica acerca do ensino da escrita, em especial da narração, com estudantes da educação básica, mas sem deixar de apresentar caminhos práticos para a prática de sala de aula. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes. A primeira faz uma discussão a respeito do papel da narração e que narrador se espera que o aluno seja em seu texto, discussão subsidiada especialmente por Walter Benjamin. A segunda relaciona a perspectiva de língua intersubjetiva de Émile Benveniste, que guia nosso olhar sobre escrita, com a narração e o método de ensino de escrita utilizado: as qualidades discursivas de Paulo Coimbra Guedes (2009). Por fim, a terceira parte costura a narração, a escrita e o método. Como proposto por Schneuwly e Dolz (2004), a sequência didática se divide em módulos. Cada módulo traz exemplos de atividades para trabalhar com a conceituação de uma ou duas das qualidades discursivas, bem como tem em vista o aprimoramento da produção textual. Assim, traçamos um percurso de conscientização sobre o ato de escrever, bem como sobre o aperfeiçoamento do texto.
Palavras-chave: narração, escrita, qualidades discursivas