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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PROGRESSÃO DE SABERES SOBRE A ESCRITA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017)

Autores:
Paulo Ricardo Ferreira Pereira (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo:

No contexto escolar, a progressão é utilizada enquanto recurso de organização pedagógica para orientar as práticas de ensino dos objetos propostos para serem trabalhados na Educação Básica, posto que ela possibilita ampliar o grau de complexidade dessas atividades durante o percurso de escolarização e, como consequência, consolidá-las ao aluno (AFONSO, 2016). Esse recurso permite-nos reconhecer o modo como esses objetos irão ser distribuídos nesse percurso escolar, o que pode ser efetuado pela progressão interciclos e/ou pela progressão intraciclos (DINIZ; LIMA, 2017; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Neste estudo, para tanto, propomo-nos a analisar a progressão de saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, elegemos o campo de atuação jornalístico/midiático destinado aos anos finais do Ensino Fundamental. Teoricamente, alicerçamo-nos em Dolz e Schneuwly (2004), Kraemer (2012), Diniz e Lima (2017), dentre outros. Metodologicamente, reconhecemos esta pesquisa como qualitativa de natureza descritivo-interpretativa associada à análise documental. Por meio da análise,  observamos que a BNCC fundamenta-se em uma acepção que reconhece o trabalho com os objetos de ensino e aprendizagem a partir do prisma da progressão dos saberes/conhecimentos que os constituem. Para esse documento, a progressão é concebida pela transição de conhecimentos sobre a língua, que passa das regularidades às irregularidades e dos usos simples aos mais complexos, ou seja, há uma perspectiva contínua dos objetos propostos para ensino-aprendizagem, na qual os saberes/conhecimentos que os caracterizam são aprofundados durante a etapa de escolarização referida. Quanto à análise das habilidades dispostas no campo jornalístico/midiático, compreendemos que a progressão é concebida como um processo institucionalizado, isto é, esta prática é construída e atrelada ao próprio fazer docente, o que implica compreender esta progressão de saberes sobre a escrita como recurso didático, que fundamenta a atuação do professor por meio da mobilização de seus saberes através da progressão intraciclo.