A função afirmativa da biblioteca escolar na manutenção da cultura indígena.
Carla Patrícia Martins ALBUQUERQUE1
Paulo Roberto de Souza FREITAS2
Esta comunicaçãotem como objetivo apresentar um breve estudo sobre a existência ou não de um acervo sobre a literatura de autoria indígena nas escolas da rede pública da zona leste da cidade de Manaus, a fim de questionar o ensino dado às novas gerações, tendo em vista que habitamos no Estado com maior concentração de povos indígenas do Brasil. Usaremos alguns autores como base, , Brandão (2013) que diz: “ não existe uma única educação e sim várias educações, cada qual tem a sua educação,...os em um mundo de diversidade cultural e educacional Desta forma, queremos iniciar um trabalho que possa no futuro se estender a outras zonas da cidade para alertar as autoridades sobre o risco de estarmos formando um geração que no futuro poderá olhar esta realidade de forma preconceituosa e violência.
A metodologia será desenvolvida através de levantamento de dados em algumas bibliotecas escolares da zona Leste de Manaus com o uso de questionários acerca do tema proposto e será feita uma abordagem discursiva seguindo a linha francesa de Análise do Discurso. A presente comunicação compõe o resultado da investigação registrada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no qual sou voluntária.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.
[1]Graduanda do Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras – FLET, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, PIBIC voluntário; E-mail: carlaalb8@gmail.com
[2]Professor Mestre do Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa – Estudos Literários da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, ; E-mail: psouzafreitas@uol.com.br