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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Escrevivências” de autoras negras: caminhos para o Letramento Literário no Ensino Médio.

Autores:
Júlia Barreto Lula (CIEAC - Centro Integrado de Educação Assis Chateubriand)

Resumo:

O presente trabalho de pesquisa trata-se de uma intervenção pedagógica realizada com vistas à constituição do letramento literário  em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O letramento enquanto prática social (Soares, 2001)  foi reaizado com a perspectiva de incentivar  a leitura literária e a escrita como representação das vivências dos estudantes, surge a poéticas de autoras negras como caminho para discussão do racismo contra mulheres negras e efetivação da lei 10.639/2003. A turma, em sua maioria, é composta por estudantes do sexo feminino, que, em uma roda de conversa de conversa, revelaram a dificuldade  de aceitação identitária devido a existência de uma sociedade que as oprime e ainda visualizam-nas como objeto sexual. A partir da necessidade de desenvolver na turma estudos que proporcionem a interpretação e produção literária, escolhemos a poética de autoras negras com a intencionalidade de prepará-las para o enfrentamento, conhecer a história e a cultura afro-brasileira. Para a realização de tal proposta escolhemos a metodologia dos projetos de trabalho, pois permite a atuação do estudante enquanto protagonista na construção do conhecimento (Nogueira,2011). Como resultado da realização do projeto, organizamos uma coletânea literária, com a publicação de poesias e canções de raps e cordéis, que permitiu a expressão das vivências das estudantes enquanto mulheres negras.