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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A elaboração de textos nas aulas de ciências com crianças em processo de alfabetização

Autores:
Kely Cristina Nogueira Souto (EBAP/CP/UFMG - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico) ; Luiz Gustavo Franco ()

Resumo:

 

 

 

Este estudo teve por objetivo compreender o processo de elaboração de textos produzidos por crianças de 7 anos, matriculadas em uma escola pública federal em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados apresentados foram coletados nas aulas de ciências e compõem um banco de dados em um projeto iniciado na escola desde 2011 em parceria com pesquisadores envolvidos no ensino de ciências numa abordagem investigativa. O estudo, em desenvolvimento, contempla a interlocução entre a Língua Portuguesa e a Ciências como componentes curriculares do Ensino Fundamental. Nesse trabalho tomamos como objeto de análise a produção do gênero relato envolvendo dois temas distintos: o ser cientista e o estudo dos micos. A proposta da escrita apresentada aos alunos visou a explicitação de desenhos relacionados a: i) morfologia de um animal, o mico e ii) uma cena de um cientista fazendo ciência. Utilizamos a abordagem da etnografia em educação para investigar: Como as diferentes oportunidades de aprendizagem em Ciências podem contribuir para a produção do texto? Como os enunciados propostos podem interferir ou determinar o tipo e o gênero textual elaborado pela criança? Que aspectos lingüísticos são evidenciados nos relatos produzidos nas aulas de ciências? Notas de campo, artefatos, gravações em vídeo e em áudio das aulas foram objetos de análise. Os dados analisados demonstraram que a produção escrita apresentou fidelidade à cena representada com a presença de elementos da narração e da descrição que possibilitaram a compreensão do leitor. Os relatos, tal como elaborados, cumpriram a funcionalidade no espaço de circulação da sala de aula de ciências e, as referências sobre o que, o para que e o para quem escrever, foram de certo modo concretizadas. Estudos no campo da lingüística textual e dos autores, Marcuschi (1983, 2008); Bakhtin (2002); Bronckart (2003); Dolz e Schneuwly (1996, 2004), entre outros, fundamentam as discussões apresentadas.

 

Palavras-chave: Escrita; Gênero Relato; Ensino Fundamental; Ciências.