Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Análise da função neológica na terminologia da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências

Autores:
Fernanda Mello Demai (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Este trabalho é fruto do projeto de Pós-Doutoramento em desenvolvimento junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, supervisionado pela Profa. Dra. Ieda Maria Alves. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nossa área-tema, é o esquema teórico-metodológico que direciona o desenvolvimento de formações profissionais técnicas de nível médio, conforme as demandas sociais e laborais. Objetivamos discutir aspectos da lexicalização, terminologização e função neológica pertinentes aos termos da área-tema, a partir de textos brasileiros autênticos, escritos, de natureza legal, institucional e pedagógica, que compõem corpus produzido entre 2000 e 2016 e sistematizado por nós. Aliamos o uso de ferramenta informatizada de extração lexical à nossa análise. Seguimos as Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia, valorizando aspectos cognitivos e comunicativos dos termos, sua contextualização linguística, discursiva, pragmática, sociocultural e histórica. Os termos são representativos quantitativa e qualitativamente. Elaboramos uma tipologia de funções de termos; daremos ênfase à função neológica, que se refere à propriedade dos termos de materializarem linguisticamente novos conceitos, ligada à terminologização (a passagem dos conceitos relacionados ao conhecimento especializado para o nível linguístico). A função neológica é evidenciada em composições sintagmáticas, conforme seu caráter de lexicalização inacabada, como em avaliação por competências; bases tecnológicas; certificação intermediária. A função neológica permite a criação de novos termos (neologia), no eixo sintagmático, como competência, com o qual criam-se outros termos, compostos: competências profissionais, competências gerais. Esses termos novos formados por composição no eixo horizontal da frase são denominados neologismos sintagmáticos, os quais são muito frequentes nas novas terminologias. A função neológica caracteriza também termos simples, formados por apenas um item lexical - Competências, como termo simples, constitui-se em neologismo semântico, cujo processo principal de formação é a constituição de novo significado para um significante já existente.