Análise da função neológica na terminologia da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências | Autores: Fernanda Mello Demai (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: Este trabalho é fruto do projeto de Pós-Doutoramento em desenvolvimento junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, supervisionado pela Profa. Dra. Ieda Maria Alves. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nossa área-tema, é o esquema teórico-metodológico que direciona o desenvolvimento de formações profissionais técnicas de nível médio, conforme as demandas sociais e laborais. Objetivamos discutir aspectos da lexicalização, terminologização e função neológica pertinentes aos termos da área-tema, a partir de textos brasileiros autênticos, escritos, de natureza legal, institucional e pedagógica, que compõem corpus produzido entre 2000 e 2016 e sistematizado por nós. Aliamos o uso de ferramenta informatizada de extração lexical à nossa análise. Seguimos as Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia, valorizando aspectos cognitivos e comunicativos dos termos, sua contextualização linguística, discursiva, pragmática, sociocultural e histórica. Os termos são representativos quantitativa e qualitativamente. Elaboramos uma tipologia de funções de termos; daremos ênfase à função neológica, que se refere à propriedade dos termos de materializarem linguisticamente novos conceitos, ligada à terminologização (a passagem dos conceitos relacionados ao conhecimento especializado para o nível linguístico). A função neológica é evidenciada em composições sintagmáticas, conforme seu caráter de lexicalização inacabada, como em avaliação por competências; bases tecnológicas; certificação intermediária. A função neológica permite a criação de novos termos (neologia), no eixo sintagmático, como competência, com o qual criam-se outros termos, compostos: competências profissionais, competências gerais. Esses termos novos formados por composição no eixo horizontal da frase são denominados neologismos sintagmáticos, os quais são muito frequentes nas novas terminologias. A função neológica caracteriza também termos simples, formados por apenas um item lexical - Competências, como termo simples, constitui-se em neologismo semântico, cujo processo principal de formação é a constituição de novo significado para um significante já existente.
|
|