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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A consolidação da alfabetização no 3° ano do ensino fundamental: desafios e possibilidades na/da formação docente

Autores:
Pollyanne Bicalho Ribeiro (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Monica de Souza Serafim (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo:

A consolidação e desenvolvimento da alfabetização deve enfocar não só o domínio das relações entre grafemas e fonemas, as habilidades de grafar irregularidades ortográficas e de estruturas silábicas que fogem da estrutura recorrente no português, mas, sobretudo, pelo domínio das capacidades de compreender e produzir textos de maneira mais autônoma, aperfeiçoando, portanto, a prática do letramento (SOARES, 1998, KLEIMAN, 2007, 2011). Diante de dados estatísticos advindos de avaliações externas (PROTOCOLO PAIC, SPAECE), que comprovaram a defasagem do 3° ano do ensino fundamental face aos resultados depreendidos do 1° e 2° ano concernentes ao processo de alfabetização, percebeu-se que a consolidação da alfabetização é tão importante quanto a sua etapa inicial. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), visando minimizar tal defasagem, propôs, no âmbito do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, MAISPAIC, formação aos docentes focada no 3° ano do ensino fundamental. Como formadoras desse programa, lidamos com o desafio de promover, através de atividades/oficinas diversas, o aprimoramento do uso social da linguagem por meio de textos reais, seja na leitura, na oralidade, na escrita ou na análise linguística. Constatamos que, em geral, há uma recorrência de atividades demasiadamente estruturantes da língua nas práticas escolares, pouco atrativas e significativas, que acabam por dificultar a apreensão dos conteúdos previstos para essa etapa escolar.  A proposta de formação calcada na promoção de situações reais de uso da língua, materializada através de quatro Cadernos de Práticas Pedagógicas e de quatro encontros, ocorreu ao longo de 2018, envolvendo 09 CREDES (municípios do Ceará organizados por polos), sob a mediação da SEDUC em parceria com os municípios. Tais ações repercutiram favoravelmente, tanto entre o corpo docente, que relataram experiências de sala de aula, motivadas pelas formações, quanto entre o corpo discente, que tornaram-se mais interessados e participativos às atividades propostas.


Agência de fomento:
FUNCAP