REFERENCIAÇÃO E ENSINO: INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIAS POR MEIO DE ANÁFORAS ENCAPSULADORAS | Autores: Maria Cristina Vieira Bastos (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: Com base no arcabouço teórico-metodológico da Linguística de Texto, este trabalho tem por objetivo investigar como a referenciação, um dos pilares da nova concepção de texto assumida pela Linguística Textual, contribui para construção de sentido no gênero textual notícia, em mídias digitais. De acordo com as pesquisas em referenciação de Mondada e Dubois (2003), Koch e Marcuschi (1998), Cavalcante (2013), Santos (2014), dentre outros pesquisadores, nosso objetivo específico é apresentar propostas de atividades que visem ao trabalho do texto, em sala de aula, com as anáforas encapsuladoras (AEs), também chamadas de encapsulamentos anafóricos (CONTE, 2003), atreladas ao gênero textual notícia, em turmas finais do ensino fundamental. Partimos do princípio de que as AEs, presentes no gênero textual notícia, são utilizadas com o objetivo de convencer e persuadir o leitor para que este se engaje no projeto de dizer do enunciador. Nesse sentido, pretendemos estimular nos alunos, por meio de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais (produção de uma notícia), a análise do viés argumentativo das AEs presentes em textos jornalísticos, utilizadas não somente como elementos linguísticos que contribuem para organização e progressão do texto, mas também para veicularem julgamentos, valores e opiniões. Os resultados da aplicação dessa pesquisa mostram que ensinar a utilização do encapsulamento anafórico é de suma importância, primeiro por estimular a percepção do aluno para realização de uma leitura/interpretação do texto mais atenta e, principalmente, por dar-lhe condições de observar as intencionalidades na transmissão das notícias, o que pode contribuir para o desenvolvimento de sua capacidade de reflexão crítica acerca da realidade que lhe é apresentada, pronta para consumo.
|
|