Tarefas para o desenvolvimento de consciência fonológica em português língua adicional/estrangeira: propostas para os níveis A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
| Autores: Luciana Pilatti Telles (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) ; Luciene Bassols Brisolara (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) |
Resumo: Em muitos materiais didáticos destinados a aprendizes de português língua adicional/ estrangeira, há prevalência de treino de pronúncia, diversas vezes restrito à discriminação auditiva e à repetição de palavras descontextualizadas, conforme Silveira & Rossi (2006) e Allegro (2014). Para suprir a necessidade de exercícios contextualizados de compreensão e manipulação de elementos fonético-fonológicos, Alves, Brisolara & Perozzo (2017) publicaram um manual destinado a estudantes de nível igual ou superior ao B1. Considerando a falta de materiais destinados a níveis iniciais, no presente estudo, propomos tarefas desenvolvidas segundo a abordagem orientada para a ação (WILLIS, 1996; PUREN, 2006; ELLIS, 2009) destinadas a estudantes de níveis A1 e A2, com atividades de consciência de elementos fonético-fonológicos fundamentadas em análises e teorias fonológicas (BISOL, 1992; MONARETTO, 2009; MONARETTO, QUEDNAU & HORA, 2010). O objetivo do estudo está na discussão da possibilidade de abordagem à consciência fonológica ancorada em descritores para os níveis A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Tomando como base o QECR, os desdobramentos propostos por Piccardo (2016), a abordagem orientada à ação e a concepção de consciência fonológica como habilidade metacognitiva, no contexto de línguas adicionais/ estrangeiras, propomos tarefas destinadas aos níveis A1 e A2 do QECR. Essa proposta tem por justificativa a existência de poucas tarefas integradas que acessem aspectos fonético-fonológicos em manuais de PLA/ PLE especialmente destinados a esses níveis.
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