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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Mas, como eu faço para ser professor? Eu não tenho experiência!”

Autores:
Maria Alzira Leite (UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis)

Resumo:

O objetivo deste estudo é o de analisar o movimento da construção identitária do professor, de português, em formação, em atividades produzidas por esses discentes no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.  Almeja-se, também, examinar regularidades e diferenças nas dimensões representacionais, (re)construídas a partir de vozes (AUTHIER-REVUZ, 1990), que tendem a revelar crenças, valores e formações discursivas (FOUCAULT, 1971) de um “eu” determinado pelo “outro”.  Para alcançar o objetivo do trabalho, proponho, sob uma perspectiva linguística, discursiva, e ainda, com reflexões psicanalíticas, uma interface com as contribuições dos estudos da Psicologia Social.   De natureza explicativa e interpretativa, abordagem qualitativa e de base etnográfica, os exemplos discutidos revelam que as imagens reproduzidas, pelos docentes em formação, estão atreladas ao percurso por meio do qual imagens adquiriram materialidade e se tornaram expressões de uma realidade pensada (VALA, 2007). Por isso, quando nos deparamos com representações acerca do professor, retomamos os conhecimentos anteriores para aderir ou não com aquela representação. O papel da memória está aqui na medida em que “nossa experiência e ideias atuais continuam a ser invadidas pelas nossas experiências e ideias passadas.” (MOSCOVICI, 2003, p. 38).  E, assim, os exemplos analisados e discutidos apontam que nos modos de enunciar dos professores em formação, há projeções de imagens e sentidos cristalizados em outrora, e estes se refletem em modelos (re)elaborados e compartilhados de identidades dos profissionais nas suas práticas sociais.