Poster
| LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS PARA VENCER OS DESAFIOS DO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA | Autores: Luci Gomes da Mata (CEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: RESUMO: O presente relato de experiência é resultado de uma ação formativa, desenvolvida no Grupo de estudo de linguagem (GEL) do Centro de Formação dos profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro). O objetivo deste trabalho foi oferecer uma formação para os professores da Educação Básica da área da linguagem, da rede pública do Polo de Rondonópolis-MT, visando desenvolver reflexões e possibilitar aos docentes novas estratégias no trabalho com a leitura. Essa temática surgiu de uma avaliação diagnóstica realizada com os professores ao final do curso GEL em 2017, na qual, a maioria solicitou a temática como formação, com subsídios teóricos metodológicos para suas práticas pedagógicas. Como base para a fundamentação teórica utilizou-se conceitos de autores como: kleiman (2002); Leffa (1999); Lernner (2007); Silva (1999) Solé (1998); Souza (2015) e Vieira (2012). A perspectiva metodológica partiu de uma sequência de atividades com base no interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART 1999; 2006) que trata das ações dos usos sociais da linguagem. Assim, além das atividades de estudos houve exposições das práticas pedagógicas realizadas, a partir das teorias estudadas durante a formação. Observou-se nessa proposta, que as discussões, reflexões e interações com o grupo possibilitou o desenvolvimento de planos de aulas com atividades inovadoras, pois houve apresentações de banners e slids das práticas consideradas exitosas no ensino da leitura, a partir dos conhecimentos adquiridos, ao final da formação. Portanto, foi perceptível, por meio de relatos nas avaliações, que a formação obteve resultados positivos, no sentido de ressignificar as práticas pedagógicas com planejamentos de estratégias, que despertaram nos alunos mais interesse, desenvolvendo a compreensão e interpretação de textos de gêneros textuais diversos, melhorando suas produções orais e escritas, desenvolvendo a aprendizagem de forma mais significativa.
Agência de fomento: Seduc/Cefapro |
|