CORDELTECA: DI-VERSOS FOLHETOS DE VOZES | Autores: Janaína Moreno Matias (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: O presente relato de experiência faz parte das ações do curso de formação continuada do Proler, curso desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação do RN - SEEC/CODESE/PROLER - por meio do Núcleo do Livro, da Leitura e da Biblioteca e tem como objetivo fomentar e refletir sobre as práticas pedagógicas de incentivo à leitura por meio da formação continuada de professores que atuam em bibliotecas e/ou mediadores de leitura. O projeto de intervenção "Cordelteca: Di-versos folhetos de vozes" foi elaborado pela Professora Regente, Ms. Janaína Moreno Matias. O projeto teve como objetivo primeiro despertar nos alunos a consciência plena e absoluta de que ler é um ato vital para qualquer pessoa. Desse ato depende o desenvolvimento da convivência social, intelectual e a apropriação da escrita; criar estratégias que possam fomentar nos alunos o gosto pelo gênero discursivo cordel. Para tanto, trouxemos o conceito de vozes sociais com base nas concepções do Círculo de Bakhtin, a saber, o conceito de vozes sociais que está relacionado a diferentes posicionamentos, pontos de vista, posturas ideológicas. Na interação social, os alunos participaram da oficina de cordel, conheceram a sua estrutura e elaboração e por fim, eles mesmos produziram seus cordéis, fizeram da sua escrita/voz altissonante.
|
|