METÁFORAS EM TEXTOS MULTIMODAIS E O DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL | Autores: Juliene Vieira Fernandes (CEFETMG - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é oferecer algumas reflexões acerca da metáfora multimodal que, ultimamente, tem sido uma crescente área de interesse de pesquisa. Segundo Charles Forceville (1996, 2008, 2009), a metáfora monomodal, preferencialmente investigada a partir de elementos verbais do texto pode ser ampliada para uma representação mais abrangente construindo, dessa forma, a partir de correspondências entre domínios de diferentes modalidades, os significados em determinada cultura. Para alcançar este objetivo faz-se um breve percurso na Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Halliday (2004), nos estudos de Multimodalidade e Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2001, 2006) , nas teorias de metáfora conceptual férteis, principalmente no campo da Linguística Cognitiva, a partir dos estudos de Lakoff e Johnson (1980), e por fim, no termo cunhado por Forceville (1996, 2008, 2009): metáfora multimodal. Na segunda parte deste trabalho apresenta-se um exemplo e discute-se as possibilidades de construção sociossemiótica nos discursos (narrativa verbo-visual) de dois anúncios publicitários institucionais do Ministério da Educação do governo brasileiro publicados e divulgados em 2017 sobre a Reforma do Ensino Médio. Por meio das metáforas multimodais presentes em elementos multimodais como o enquadramento, as cores e a representação dos “personagens” analisa-se os discursos de representação de aspecto da vida política, social o cultural. Conclui-se, a partir das análises das metáforas presentes nas diversas modalidades do texto publicitário, sobre o valor essencial de cada elemento presente nos textos para a análise crítica de discursos.
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