O ENSINO PELA PRODUÇÃO TEXTUAL - DIALÉTICA DA APRENDIZAGEM ENTRE CULTURAS | Autores: Loide Leite Aragão Pinto (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados da pesquisa Relações entre a produção de texto e o ensino de gramática: um olhar para a prática em sala de aula (PINTO, 2017). O estudo focou na proposta metodológica de ensino de Língua Portuguesa, desenvolvida em situação de ensino colaborativo e do trabalho como princípio educativo (ZANELLA, 2003) no Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio com a turma do nono ano de Ensino fundamental de 2014. Esta proposta de ensino-aprendizagem baseava-se nos pressupostos vygostkianos (VYGOSTKY 1993, 2008, 2010) de teoria da atividade, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e de seus estudos sobre o trabalho como princípio educativo. Ao longo da pesquisa, buscou-se um diálogo entre a metodologia de ensino e os fundamentos teóricos, os quais se complexificaram diante da discussão a cerca dos diferentes modos de saberes e de pensamentos trabalhados na escola e dos múltiplos ambientes sociais dos alunos (BRUNER, 1997, 2001; SENNA, 1995, 2000, 2003). Observou-se a importância que as interações sociais tiveram no desenvolvimento dos educandos. Esses estudantes, ao percorrerem a linha tênue entre a polifonia e a intertextualidade, gradativamente desenvolverem a capacidade de se colocarem criticamente em seus textos escritos, sem perderem suas vozes e sendo capazes de se perceberem como seres que se constroem, constituindo o Eu do Outro e por ele sendo constituído (BAKHTIN apud KOCH, 2006, p. 50). O ensino caminhava alinhado à promoção para a cidadania, cujo objetivo era preparar o educando para adentrar no campo de discurso do moderno Estado de Direito pela palavra escrita, usando a língua oficial na produção de seus discursos, sem abrir mão de sua identidade linguística e de seu direito de vir a ser (PINTO, 2017).
Agência de fomento: Faperj |
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