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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O Fonema como Espaço Enunciativo em Aquisição de Linguagem

Autores:
Leni Rejane da Costa (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Isabela Barbosa do Rêgo Barros Isabela Barros (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo:

O Fonema como Espaço Enunciativo em Aquisição de Linguagem

 

                                                                                                                 Leni Rejane da Costa

                                                                                                                 Isabela Barbosa do Rêgo Barros

 

O objetivo deste estudo é trazer uma discussão do fonema como espaço enunciativo no campo da aquisição de linguagem, a partir das obras de Émile Benveniste, Problemas de Linguística Geral I e II (2005; 2006).  A aquisição de linguagem é um campo de natureza heterogênea, no entremeio de outras ciências, a saber: Psicologia, Fonoaudiologia e Linguística. Nesse sentido, destacamos a relação do campo aquisição com a teoria enunciativa com base nos trabalhos de Silva (2009) para quem a aquisição é um espaço de singularidades no qual o sujeito se constitui numa estrutura linguística que lhe possibilita enunciar em sua língua materna. Segundo Benveniste (2006, p. 82), “Os sons emitidos e percebidos, quer sejam estudados no quadro de um idioma particular ou nas suas manifestações gerais, como processo de aquisição, de difusão, de alteração - são outras tantas ramificações da fonética - procedem sempre de atos individuais, que o linguista surpreende sempre que possível em uma produção nativa, no interior da fala”. Analisamos dois vídeos do site youtube, selecionados obedecendo ao critério de serem momentos de interação entre bebês e seus interlocutores, no qual o balbucio ou vocalizações estiveram presentes. Os resultados apontaram para os aspectos fônicos infantis presentes na fase de aquisição de linguagem indicar espaço enunciativo e de constituição do sujeito no momento de observância de trocas entre os pares eu-tu no possível discurso.  

Palavras-chave: Fonema; Espaço Enunciativo e Aquisição de Linguagem.