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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A multimodalidade no ensino do português para alunos surdos nos anos iniciais: uma proposta de material didático

Autores:
Luciana Aparecida Guimarães de Freitas (CEFET MG - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS)

Resumo:

Ainda é um desafio para os docentes nos anos iniciais o ensino do português para alunos surdos. A comunidade surda brasileira conquistou o acesso a duas línguas: Libras e português escrito, quando a lei 10.436/02 foi aprovada e posteriormente regulamentada pelo decreto 5.626/05. Com isso, houve maior visibilidade para as pessoas surdas no âmbito educacional e social. Especificamente no contexto educacional, as práticas de docência mostram que os surdos ainda apresentam dificuldade quanto à leitura e escrita no português, que é considerada sua segunda língua. Com base nisso, esta comunicação tem como objetivo apresentar uma pesquisa de mestrado, propondo uma metodologia de ensino de português para tais alunos, através de um material didático elaborado pela pesquisadora, cujo texto base é um conto infantil e caracterizado pela integração de códigos verbal escrito e visual. Constitui a base teórica, os escritos de Quadros (2005) sobre o bilinguismo na educação dos surdos, Fernandes (2006) e Pereira (2014), ensino de português para surdos, Kress (2003) e Kress (2010) sobre multimodalidade e educação e Leffa (2007) sobre a criação do material didático. São pesquisadas duas realidades distintas em que a metodologia e o material didático foram utilizados: uma sala de aula com uma aluna surda em meio a alunos ouvintes e uma sala de aula somente com alunos surdos. Em termos metodológicos, a pesquisa é uma observação participante, contando com o registro por escrito in loco e entrevistas realizadas com as docentes. A análise dos dados revela: a adequação da proposta aos dois contextos demandando tempo e formação específica para sua execução, as opiniões positivas e críticas das professoras sobre a proposta, quanto à viabilidade do uso de imagens e elementos linguísticos no processo de ensino do português a alunos surdos.


Agência de fomento:
CEFET MG