Ensino de literaturas em Língua Portuguesa em Brasília/DF | Autores: Danglei de Castro Pereira (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: A comunicação discute aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao ensino de literaturas em Língua Portuguesa (LsELP) em documentos oficiais brasileiros desde a constituição do Império em 1824 até documentos produzidos no Brasil até, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº9.394 de 20/10/1996). A proposta tem como principal foco verificar a situação do ensino de literaturas em Língua Portuguesa na Educação Básica brasileira em um percurso histórico e, posteriormente, metonimicamente, abordar a situação do ensino de literaturas em Língua Portuguesa no Distrito Federal. A ideia central é investigar o espaço dado nos documentos oficiais ao ensino de literaturas em uma perspectiva histórica e, em consequência, investigar o perfil do professor de literatura e a formação de leitores literários, tendo como foco dez escolas públicas do DF. É objetivo do projeto, portanto, discutir dialeticamente com o percurso histórico destinado ao ensino de literaturas no Brasil apresenta desdobramentos no perfil de leitores literários do Distrito Federal nos dias de hoje. Como desdobramento da reflexão, investigaremos a formação de leitores literários nas escolas campo selecionadas e de que forma estes leitores, alunos e professores, entram em contato com a diversidade literária em Língua Portuguesa na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quando pensamos questões teóricas ligadas ao Ensino e leitura literária nos documentos oficiais investigados e uma pesquisa de campo ao delimitar o perfil de leitores e professores nas escolas campo investigadas.
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal |