Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ANÁLISE ACÚSTICA E CARACTERIZAÇÃO DAS VOGAIS POSTÔNICAS NÃO FINAIS /I/, /E/, /A/, /O/ E /U/ DO PORTUGUÊS FALADO EM BELÉM (PA)

Autores:
José Alacid da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo:

ANÁLISE ACÚSTICA E CARACTERIZAÇÃO DAS VOGAIS POSTÔNICAS NÃO FINAIS /I/, /E/, /A/, /O/ E /U/ DO PORTUGUÊS FALADO EM BELÉM (PA)

 

 

 

 

Resumo:

 O objetivo deste estudo é caracterizar acusticamente as vogais postônicas não finais /i/, /e/, /a/, /o/ e /u/ no português falado por colaboradores de Belém. A metodologia é baseada nas descrições acústicas realizadas no seio do projeto Norte Vogais. O projeto Norte Vogais analisa dados obtidos por meio de dois protocolos experimentais rigorosamente controlados, a saber: a) leitura de um texto em voz alta e b) teste induzido por imagem. Para este trabalho foi utilizado o protocolo “b”. Assim, o corpus foi formado a partir do teste induzido por imagem. No protocolo de teste de imagens, são selecionadas imagens e produzidas pelos colaboradores diante da projeção de imagens referentes a estes vocábulos, solicitando-lhes que sejam reproduzidos duas ou três vezes para que o melhor sinal sonoro seja considerado na pesquisa. Os vocábulos foram selecionados com base no contexto de alta variabilidade que os mesmos apresentaram em estudos sociolinguísticos realizados anteriormente. O banco de dados é composto com amostra de fala de 18 (dezoito) colaboradores da variedade de Belém, estratificados em sexo (masculino e feminino), faixa etária (15 a 25 anos; 26 a 45 anos; acima de 45 anos) e grau de escolaridade (ensino fundamental; ensino médio; ensino superior). Este estudo preliminar demonstrará os resultados da amostra estratificada de 9 (nove) colaboradores e pretende mostrar como se comportam as vogais /i/ /e/ /a/ /o/ /u/ em contexto postônico não final no português falado em Belém por meio dos formantes de F1, F2 e F3.

 

 

Palavras-chave: Amazônia Paraense. Caracterização acústica. Vogais Postônicas não finais.