REPORTAGENS EM REVISTAS ONLINE DIRECIONADAS A MULHERES: UM ESTUDO DIALÓGICO | Autores: Rodrigo Acosta Pereira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Frente a diferentes abordagens de estudo/de análise do discurso no campo das Ciências da Linguagem, nossa pesquisa se situa na abordagem dialógica do discurso à luz dos escritos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2006 [1929]; BAKHTIN, 2003 [1979]; BAKHTIN, 2008 [1965]; MEDVIÉDEV, 2012 [1928]; VOLOCHÍNOV, 2013 [1930]). Sob esse escopo, haja vista as diferentes mídias a partir das quais circulam os discursos na esfera jornalística, optamos pela mídia do jornalismo de revista online, em especial, as revistas Nova Cosmopolitan (Editora Abril), Marie Claire (Editora Globo), Ana Maria (Editora Caras), TPM (Trip Editora), Donna (Grupo RBS), Viva Mais (Editora Caras), e Máxima (Editora Caras), e dado o conjunto de diferentes gêneros discursivos que são publicados nas referidas revistas, optamos pelo estudo do gênero do discurso reportagem. A partir disso, nosso objetivo nesta pesquisa é a análise dialógica do(s) discurso(s) que se entretecem em reportagens publicadas em revistas online direcionadas ao público leitor feminino. Para tanto, são analisados 21 textos-enunciados do referido gênero, visando tanto à análise da dimensão social, quanto, por sua vez, da dimensão verbo-visual dos discursos dessas reportagens publicados nas revistas supracitadas. Acreditamos na relevância deste trabalho não apenas porque compreendemos que este pode colaborar para as pesquisas atuais em Linguística Aplicada sob um matiz dialógico, mas, em adição, contribuir para as pesquisas que têm buscado relacionar estudos discursivos e estudos de gênero social.
|
|