ESCOLA, LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR: TRÍADE INTRINCADA | Autores: Sinéia Maia Teles Silveira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Carla de Quadros (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Deije Machado de Moura (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa "Nas teias e tramas do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica", associado ao grupo de pesquisa "Múltiplas linguagens: estudo, ensino e formação docente". O texto discute o ensino de literatura na Educação Básica a partir da experiência de estágio supervisionado vivenciada por graduandos em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, do Campus V, sediado no Recôncavo Baiano. Objetiva analisar como estagiários de língua portuguesa trabalham a formação do leitor a partir do texto literário. Em termos metodológicos, foram aplicados instrumentos avaliativos aos regentes, orientadora de estágio e estagiários, os quais foram tabulados e analisados à luz da teoria da recepção e do ensino de língua, bem como documentos norteadores para seu ensino. Resultados parciais sinalizam alguns avanços, contudo um ensino de literatura ainda incipiente, do ponto de vista da recepção literária, sem o protagonismo do texto literário, com ênfase na literatura canônica, assim como alguns equívocos pedagógicos em relação à compreensão do tratamento que deve ser dado ao texto literário. Esses resultados evidenciam a necessidade de maiores discussões no espaço acadêmico de formação de professores sobre o ensino de literatura, de modo a cooperar para a desconstrução de um fazer pedagógico ainda preso a resquícios de um ensino mais voltado para a história da literatura.
|
|