Kahoot e ensino de português como segunda língua/língua estrangeira: novas possibilidades em termos de avaliação.
| Autores: Arthur Lima de Oliveira (UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é demonstrar as possibilidades de acompanhamento pedagógico e de avaliação que a plataforma online Kahoot, direcionada à elaboração de jogos e atividades lúdicas, pode oferecer em aulas de português como segunda língua/língua estrangeira. A ampla criação/utilização de recursos tecnológicos voltados para as áreas de ensino e aprendizagem provocou uma mudança na maneira de se observar as relações entre aprendizes, professores e metodologias de ensino de línguas. Surge, então, a hipótese de que tal plataforma pode possibilitar aos professores de línguas, especialmente os de PL2/PLE, uma forma distinta e inovadora em termos de avaliação de aprendizagem de idiomas. Para tanto, tomamos como base teórica a abordagem de ensino e aprendizagem de línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) associada à abordagem de gêneros discursivos (ROJO, 2010). A testagem dos recursos da referida plataforma ocorreu em aulas programadas para um grupo de três alunas e uma professora a partir do convênio estabelecido entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Southern University (EUA). A hipótese de que a referida plataforma facilita a compreensão e a análise dos desempenhos dos estudantes de PL2/PLE confirmou-se através do bom desempenho das alunas durante a aplicação de uma atividade no Kahoot. Além disso, a partir dos recursos fornecidos pela plataforma em questão, pôde-se verificar o desempenho individual das alunas, ponto bastante favorável na identificação de problemas relacionados ao léxico e à compreensão linguística. Entendemos que a avaliação é uma etapa necessária, contínua e que deve ser pensada de maneira a avaliar a competência linguística dos aprendizes de forma adequada, sem inibir/bloquear a capacidade de expressão dos alunos de PL2/PLE.
|
|