ASPECTOS DO SISTEMA DE REMISSIVAS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 2 | Autores: Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves (UFG - Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: O sistema de remissivas constitui-se numa rede de relações léxico-semânticas dentro de uma obra lexicográfica e é um importante recurso, pois religa, relaciona e complementa informações que, à princípio, estão compartimentadas. (BARROS, 2002). Este artigo situa-se nos domínios da Lexicografia. Fundamentar-nos-emos em Barros (2002), Welker (2004), Pontes (2009) e Damim (2005). Nossas reflexões buscam analisar e tecer considerações sobre o funcionamento da rede de remissivas de um dicionário escolar de tipo 2, isto é, uma obra desenvolvida para alunos que cursam do 2º ao 5º anos do ensino fundamental, possui, em sua composição, um número mínimo de 3.000 e máximo de 15.000 verbetes, além de uma proposta lexicográfica adequada a alunos em fase de consolidação do domínio tanto da escrita quanto da organização e da linguagem típicas do gênero dicionário. Nosso corpus consta da seguinte obra: Saraiva, Kandy S. de Almeida; Oliveira, Rogério Carlos G. de. Saraiva Júnior; dicionário da língua Portuguesa ilustrado. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. A metodologia por nós adotada seguirá os seguintes passos: inicialmente buscaremos informações sobre como foi construído o sistema de remissivas nos textos iniciais e finais do dicionário. Em seguida, considerando-se tais registros, faremos a seleção aleatória de verbetes que compõem a nomenclatura da obra, buscando responder, se esse sistema obedeceu aos critérios propostos pelos autores e se ele foi construído de maneira regular, padronizada e uniforme. Nossas observações apontam para a falta de critérios claros e definidos, bem como o tratamento dado às informações que compõem o sistema de remissivas.
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