Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A IDENTIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA EM CONTATO COM O PORTUGUÊS EUROPEU: A VARIAÇÃO LÉXICO-CULTURAL.

Autores:
Ivonete da Silva Santos (UFG/RC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO)

Resumo:

 A cultura, a identidade e a variação lexical constituem o processo de auto afirmação do sujeito em situações de contato com grupos de outras variedades linguísticas. Sob essa perspectiva, cada variedade ocupa uma posição muito bem delineada e, por isso, as diferenças de uma em relação a outra existem e se justificam na formação sócio-histórica respectiva a cada comunidade lusófona.  Esta pesquisa, desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Antônio TIMBANE, objetivou compreender a relação que se mantém entre as variedades e culturas brasileiras e portuguesas em situação de contato em contexto português, bem como descrever o modo como essas dimensões influenciaram na (re)construção identitária dos estudantes brasileiros participantes da pesquisa. A revisão da literatura permeou os estudos realizados por Bauman (2005), Hall (2011), Labov (2008) e Perini (2004) sobre a tricotomia língua/cultura/variação. O corpus se constituiu a partir das respostas, por escrito, fornecidas por nove participantes brasileiros às perguntas feitas por meio de questionários, no qual constou vinte e duas questões (22). Os resultados desta pesquisa apontam que os conflitos gerados a partir do contato entre os participantes, alunos brasileiros, da pesquisa com o PE encontram respaldo em aspectos linguísticos, históricos e culturais que constituem as comunidades brasileira e portuguesa, bem como a dificuldade de alguns portugueses em aceitar à variedade brasileira como correta. A identidade linguística brasileira foi uma constante durante o contato, pois os resultados evidenciam a ocorrência de uma possível adequação a situação de contato, por parte dos participantes da pesquisa, em contraposição ao desvencilhamento da identidade brasileira


Agência de fomento:
CAPES