O presente, enquadra-se dentro do campo da “Política Linguística”, entendido como a relação entre o poder e as línguas, ou mais propriamente, com as grandes decisões políticas sobre as línguas e seus usos na sociedade; já que trabalhará com normativa emitida pelo Estado argentino e misionero em relação ao ensino de português como língua estrangeira no marco do ensino fundamental e meio
Para o ensino de Português Língua Estrangeira no Sistema Educativo Jurisdicional existem uma série de documentos oficiais emitidos sem correlação temporal os quais não refletem um corpus ordenado e armônico denotando um processo de criação desorganizado.
Estes documentos involucram Leis nacionais, províncias, resoluções ministeriais da mesmo ordem, diretrices ministeriais e matérias de explicativos e de apoio ao professor.
Com este panorama, os professores do sistema educativo público e privado devem organizar seus planejamentos e transmitir na suas aulas um conhecimento organizado, situação que muitas vezes leva a adotar o livro método como material de planejamento, o seja, planificar baseados no livro e não no marco normativo atualmente vigente.
Esta apresentação tem como objetivo, reconstruir a cronologia dos documento oficiais e analisar sua pertinência no uso dos mesmos, como assim também a utilidade por parte dos professores atuantes.
Abordaremos a maioria das prescrições normativas às que um professor de Misiones tem acesso para planejar e fazer seu trabalho áulico.