O presente póster amostrará os diferentes níveis de sequenciação e implementação das aulas de Português Língua Estrangeira para Fins Específicos mediadas pelo uso das TICs, neste caso, a aula virtual MOODLE, para os cursos de graduação da Universidad de la Cuenca del Plata – Sede Posadas.
O Moodle dispõe de ferramentas digitais para a organização das aulas, ferramentas diacrônicas e sincrônicas. Nesta oportunidade, trabalharemos com as diacrônicas, já que são as que permitem aos alunos, organizar seu próprio tempo de estudo, disponibilizando atividades gramaticais, feitas em Moodle – Hot Potatos, vídeos explicativos tirados do Youtube, textos para serem lidos fora do espaço áulico e trabalhados no mesmo Moodle.
Ainda que a plataforma permita o intercâmbio sincrônico entre professor e estudantes, para este curso usaremos só as diacrônicas, planejadas para um mês de aulas, com atividades para os alumnos resolverem quando o tempo de estudo o permitir. Finalizado esse mês, outras atividades serão colocadas, para o seguinte mês, deixando as anteriores como parte integrante do portfólio que os alunos irão construindo e que a plataforma permite. Este portfólio formará parte da qualificação final do aluno para aprovar a disciplina.
O objetivo não é apresentar uma novidade, já que a plataforma é bem conhecida, mas sim amostrar um processo de ensino mediado por TICs, em um campo de estudo ainda em criação na Argentina como é “o ensino de Línguas Estrangeiras para Fins Específicos – LEFE” que precisa de linguistas que teorizem sobre a sua didática e metodologia.