VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E PROPOSTAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Autores: Yana Liss Soares Gomes (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) |
Resumo: Tradicionalmente, no contexto educacional brasileiro, os livros didáticos têm sido bastante utilizados para os processos de alfabetização e de letramento escolar. Vale ressaltar que, em muitas escolas brasileiras, ele é o único ou principal material pedagógico que os professores dispõem para nortear e conduzir suas práticas. No caso do ensino de Língua Portuguesa, os livros didáticos têm se apresentado em como um norteador das atividades de leitura, de escrita e/ou de produção de textos realizadas nas escolas. Partindo dessa premissa é que discutiremos nesta comunicação a abordagem da variação linguística em propostas de letramento. Trata-se de uma análise de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental cujo objetivo é descrever a abordagem da variação linguística nos materiais selecionados. Esta pesquisa apoia-se teoricamente nos estudos de Bagno (2005), Bortoni-Ricardo (2005, 2008), Faraco (2008), Soares (2011, 2016), Silva (2010), Gomes (2009, 2014), Costa (2014), dentre outros. Os resultados revelam que a temática da variação linguística se encontra presente nos materiais didáticos analisados, isto é, as propostas de letramento escolar contemplam a questão da diversidade e heterogeneidade linguística da Língua Portuguesa. No âmbito da formação de professores das áreas de Linguagem e de Educação, destacamos o caráter paradoxal da relação teoria/prática que traz algumas implicações para as propostas de letramento escolar, ou seja, para o ensino de Língua Portuguesa.
|
|